quarta-feira, 27 de novembro de 2013

QUANDO O CÃO ABANA O RABINHO... ELE ESTÁ SE COMUNICANDO!

 Cães se comunicam com outros cães usando o rabo, e uma nova pesquisa está ajudando a decifrar o que cada movimento significa.


A direção em que o cão abana o rabo – para a direita ou para a esquerda – é muito importante, segundo um estudo publicado no último número da revista Current Biology. Para os seres humanos, o abanar do rabo parece sempre igual, mas os cães distinguem a direção e entendem o significado oculto de cada abanada. Quando os cães ficam preocupados, por exemplo, ao ver um cão pouco amigável, a tendência é abanar o rabo para a esquerda.

 Segundo Giorgio Vallortigara, principal autor do estudo e pesquisador do Centro de Ciências da Mente e do Cérebro da Universidade de Trento, isso acontece por que o abanar do rabo é um reflexo do que está acontecendo no cérebro do animal. Os pesquisadores descobriram que a ativação do lado esquerdo do cérebro faz com que o cão abane o rabo para a direita e vice-versa.

Em um comunicado à imprensa, Vallortigara explicou que “a direção em que o cão abana o rabo importa porque corresponde ao hemisfério do cérebro ativado”. “Em outras palavras, quando um cachorro olha para outro e abana o rabo para a direita – o que mostra, portanto, que o lado esquerdo do cérebro está ativo e reagindo positivamente à aproximação – pode fazer com que o outro reaja de forma mais calma” explicou Vallortigara. “Por outro lado, quando um cachorro olha para outro e abana o rabo para a esquerda – mostrando, portanto, que o lado direito do cérebro foi ativado e que ele está reagindo negativamente ou pretende fugir – pode fazer com que o primeiro fique ansioso e acelere sua frequência cardíaca. Acho isso incrível.”, completou.

 Como Vallortigara apontou, o estudo descobriu que cães que veem outro cão abanando o rabo para a esquerda, ficam ansiosos e seus batimentos cardíacos aumentam. Cães que observam outro cão abanando o rabo para a direita ficam perfeitamente relaxados.

Os pesquisadores não acreditam que os cães se comuniquem intencionalmente através do rabo da mesma forma que as pessoas se comunicam visualmente com a linguagem de sinais. Em vez disso, acreditam que se trata de um subproduto ligado ao funcionamento interno do cérebro canino.



O estudo mostrou que a informação é útil para os cães, e os pesquisadores dizem que também pode ser útil para os veterinários. “A abordagem esquerda/direita poderia ser efetivamente usada por veterinários, ou em bonequinhos apropriados para explorar as assimetrias das reações emocionais” acrescentou Vallortigara.

 Portanto, não fique surpreso se um dia você vir um cachorro de brinquedo realista, abanando o rabo para a direita, feliz, na sala do veterinário.

FONTE: DISCOVERY ANIMAL PLANET

Nenhum comentário:

Postar um comentário