terça-feira, 26 de novembro de 2013

ABANDONAR UM ANIMAL É CONDENÁ-LO A MORTE!

As cenas que logo pela manhã estavam correndo o país foram terríveis. Um cachorro sendo abandonado por seu dono em plena avenida movimentada de São Paulo.

O cachorrinho corria atrás do carro, colocava as patinhas na janela. E o motorista dirigia sem parar nem um instante. Foram muitas corridas, até que o cachorrinho se perdesse do carro.
Doeu! dói muito até agora!
É estarrecedor saber até que ponto o ser humano é capaz de ser cruel. E, pior, seguir feliz, sabendo que fez um ser indefeso sofrer ao extremo.
É triste, mas infelizmente, muitas famílias abandonam seus animais!
Querem se desfazer dos animais e acabam abandonando-os à própria sorte na ruas. Nem mesmo a fama de melhor amigo do homem é capaz de livrar os cães do abandono. 
Esse é um problema que afeta a maioria das grandes cidades do país. Os animais deixados nas ruas ficam sujeitos a maus-tratos e podem ser tornar vetores de zoonoses, e o motivo muitas vezes é causado pela posse irresponsável dos donos.

 



Mas, todos têm responsabilidade.
Àqueles que não agem diretamente nesse sofrimento, mas que se omitem, que passam todos os dias e fingem não perceber a dor do outro, também contribuem para o abandono.
É importante ressaltar a consciência da responsabilidade que se deve ter ao comprar ou adotar um animal de estimação, seja ele qual for!
Antes de tomar a atitude de se responsabilizar por um ser vivo, é imprescindível refletir muito. É importante pensar se você realmente terá condições de cuidar deste animal, se terá lugar, tempo, paciência, disposição financeira para manter a saúde dele e gastar com alimentação, vacinas, castração e para algum outro possível problema de saúde.
O animal só tem você como referência e, ele é totalmente dependente de você para tudo, principalmente emocionalmente! 


Qualquer pequena separação causa uma dor e um sofrimento imenso a ele. E a dor de uma separação ou do abandono depois de um animal ter estado com você, chega a ser tão grande, que alguns deles ficam depressivos e acabam adoecendo!
E nos casos de pessoas que abandonam seus animais nas ruas (que além de ser crime previsto em lei – Lei Federal 9605/98 – que prevê multa e detenção) é tão monstruoso, porque afinal, eles estão jogando um animal frágil e dependente exclusivamente do seu dono no escuro de um mundo perverso que é o nosso!
Esta é uma realidade que está nas mãos de cada um de nós!
A guarda responsável é um fator que deve ser trabalhado junto a população. “Se eu escolhi um animalzinho, devo cuidar dele desde que eu o adquiri até o fim da vida”. Esse deve ser o nosso dever!
É preciso que a sociedade veja os animais como seres vivos e não objetos que são descartados quando não lhes servem mais! Eles precisam ser respeitados até o final da vida!!!

Nós podemos muito! Nós podemos mais!

Vamos lá fazer o que será!

Saudações tristes hoje...

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário