segunda-feira, 25 de novembro de 2013

DÊ ÁGUA A UM ANIMAL DE RUA POR UMA SEMANA...

 Nestes últimos tempos, tenho acompanhado a situação dos animais de rua. Os cães são os mais afetados.


A vida de um animal de rua é dura e difícil. Eles têm que lutar todo o tempo para comer e beber. Tem que dividir com outros milhares de animais a pouca comida dos lixeiros e a água suja, muitas vezes de esgotos mesmo. E nessa luta por comida vêm também os ferimentos, com brigas e disputas por espaço. Os ferimentos nunca são tratados...

Aí aparecem as infecções, tumores, feridas abertas e outras doenças que poderiam ter sido evitadas se tratadas inicialmente.



Os cães que vivem na rua, freqüentemente famintos e doentes, procuram comida e abrigo nas residências, em lugares que vendam comida, praças onde sempre há pessoas lanchando. Geralmente são expulsos, são tidos como chateação e ameaça a saúde dos que estão naquele lugar.
 



Talvez por ignorância, muitas pessoas acabem por acreditar que os bichinhos abandonados são agressivos sempre e, que devem ser mantidos longe das pessoas.

É claro que alguns são agressivos, mas é uma minoria, podem acreditar! E ainda assim, essa minoria é agressiva porque passou por muitos maus-tratos e se sente ameaçada. Geralmente também estão com alguma dor ou irritação que ocasiona essa agressividade.



Mas na maioria das vezes, eles aceitam bem a aproximação de alguém que lhe oferece comida. Comida e água dificilmente serão rejeitadas por um animal de rua. Às vezes comem logo, outras demoram pra comer. E muitas outras vezes, esperam a gente ir embora pra pegar o alimento. Tudo é uma questão de temperamento do cachorro.

Já fiz isso várias vezes. Cada um reage de uma forma, mas todos eles comem a comida, ou antes, ou depois que vou embora. E eu sei disso, porque me escondo pra observar se vão comer mesmo!

Se cada um, pelo menos uma vez ao dia, colocasse água para um animal de rua, já ajudaria bastante essa população peluda que não pára de crescer. Água, todo mundo tem em casa, não é caro e pode ser da torneira mesmo. Ração ou comida de humano, não importa, qualquer uma delas mata a fome deles.



E eu me pergunto, por que os humanos não conseguem ver o sofrimento de uma espécie tão próxima do homem e tão dócil? O cachorro é o melhor amigo do homem, não é o que aprendemos desde criança? Por que ignorá-los tanto depois que ficamos adultos?

Mark Twain disse “recolha um cão de rua, dê-lhe de comer e ele não morderá: eis a diferença fundamental entre um cão e um homem!”

Vamos tentar amigos, por uma semana, colocar água e comida para um animal de rua? 

Se vocês colocarem durante essa semana inteira, garanto que nunca mais terão vontade de parar. Ganharão tanto amigos leais que nunca mais irão separar-se deles.

Vamos lá? Começando hoje!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário