sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CINOMOSE

A Cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelos vírus CDV (Canine Distemper Vírus). Ela afeta todos os cães, é raro que haja algum que não tenha sido exposto ao vírus, exceto no caso de cães que vivem isolados. 

Com a doença, aparecem também as infecções causadas por bactérias.

Em geral, a transmissão ocorre através do contato com secreções do nariz e boca do animal. Isso pode acontecer através de um espirro do animal, espalhando a secreção ao redor e contaminando os cães que estejam por perto.

O vírus da Cinomose tem pouca resistência em nível ambiental, ou seja, fora do organismo do seu hospedeiro, o que facilita o controle ambiental da disseminação da doença, diferentemente do que ocorre com Parvirose por exemplo. O vírus pode ser morto com detergentes comuns, água sanitária e vassoura de fogo.

A Cinomose é a doença mais grave nos cães. Os sintomas principais são: mal-estar, anorexia, febre 39,5 e41ºc, rinite, conjutivite, pneumonia, tosse, vômito, diarréia, cegueira, ataques convulsivos, alterações comportamentais e tremores musculares.

Temos que ter muito cuidado, pois a doença não demora a se manifestar. Como os sintomas são muito parecidos com os de outras doenças, precisamos ficar sempre alertas no surgimento de qualquer um desses sintomas.

Não existe exatamente cura para a Cinomose, existe um tratamento paliativo e que depende muito do avanço da doença.

A principal arma de combate a Cinomose é mesmo a prevenção. E ela começa com a vacinação nos filhotes com seis a oito semanas de idade.

No caso de cães com mais de dezesseis semanas, vacine duas vezes, com um intervalo de duas a quatro semanas.

Detalhe importante: a imunidade não é para a vida toda, então é recomendado reforços anualmente.

Fazendo tudo direitinho, vamos viver anos maravilhosos com os nossos peludos.


Beijos caninos "procês"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário