sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O SORRISO DO CÃO



Todos conhecem os benefícios que um sorriso trás, não é mesmo? O sorriso libera a endorfina e a serotonina - substancias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Ele combate a depressão e faz com que o corpo funcione melhor. Além do mais, quando você abre um lindo sorriso, as pessoas automaticamente sorriem de volta. Ou seja, o sorriso é sempre bom, é de graça e faz bem ao coração.

O interessante é saber que, não só os humanos têm a capacidade de sorrir. Outros animais também o fazem, alguns visivelmente sorriem para nós, o exemplo disso é o macaco. Quem ainda não viu um macaco sorrindo?



Agora pergunto a vocês: o cachorro sorri???

O primeiro estudioso a defender esta tese foi o Ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia de 1973 Konrad Lorenz. O cientista observou que, quando convidava seus cachorros para brincar, eles abriam as mandíbulas, mostravam a língua e abriam a boca “quase de orelha a orelha”. Tudo isso seguido de um som produzido pela respiração rápida que se assemelhava a “hah huh hah”.




Outra tese, agora da pesquisadora Patrícia Simonet, da Sierra Nevada College, comprova os benefícios da risada de cães em animais de abrigos e foi divulgada durante a 7ª Conferência Internacional de Aprimoramento do Meio Ambiente.
Para defender sua Tese, Patrícia gravou com sua equipe o som dos cachorros rindo enquanto brincavam em um parque e testou o efeito da gravação em 15 filhotes.


A mesma gravação também foi utilizada em animais que vivem em abrigos e o resultado foi imediato e contagiante em ambos os casos: os bichinhos se identificaram com a felicidade ouvida e automaticamente ficaram mais alegres. A longo prazo, os animais também deixaram de dar sinais de estresse, ansiedade e mau humor ao ouvirem as risadas de seus colegas de quatro patas.

O professor de psicologia Stanley Coren parceiro de Patrícia na pesquisa, também revelou suas conclusões sobre o estudo. O britânico testou o experimento com seus próprios cães.



Quando eles ouviram sons semelhantes a “hah huh hah”, gravados anteriormente, o psicólogo percebeu que os cães levantaram imediatamente e logo passavam a abanar o rabinho animados, ou se aproximavam dos donos.
Então queridos, vamos sorrir muito, porque o SORRISO faz bem pra todo mundo!

Beijinhos sorridentes “procês”!

Um comentário:

  1. Muito engraçado esses cachorros sorrindo, os com dentaduras então, quase nao aguentei.
    Eu vi umas outras fotos e até uma explicação para o sorriso dos cães nessa página bem aqui.

    ResponderExcluir