segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ENSINAR SEU CÃO SEM A AJUDA DE UM ADESTRADOR TAMBÉM É POSSÍVEL

Mesmo sem a ajuda de um adestrador, é possível ensinar o seu cão a obedecer suas ordens, com petiscos e carinho e sem usar enforcador ou castigo.
Encontrei dicas bem legais que nos dão orientações de como realizar o treinamento. São fáceis e agradáveis. Vejam como funciona o passo-a-passo:

 

- Ensinar seu cão a segui-lo:

De pé, feche a mão com o dedo indicador, segurando um petisco perto do focinho do cão, mas sem entregá-lo. Quando ele mostrar interesse, dê um passo à frente.

Se o cão vier junto, tanto faz se cheirando, olhando ou lambendo a sua mão, clique e recompense. Quando ele tiver vindo junto por três vezes seguidas, a próxima etapa será dar dois passos em vez de um.

A partir daí, a cada três acertos seguidos aumente gradualmente a quantidade de passos. O cão poderá acompanhá-lo de qualquer lado e um pouco à frente ou atrás de você.

Quando ele andar junto por toda a casa, introduza a dica verbal “JUNTO”!  
         
- Sentar

Com a palma para cima e os dedos esticados (o polegar dobrado segura o petisco), aproxime a mão do focinho do cão.

Quando ele mostrar interesse, erga-a lentamente em direção à parte traseira dele, de modo que, ao acompanhar o movimento, o cão dobre as pernas de trás.

Assim que ele encostar a traseira no chão, clique e recompense. 

Quando o exercício for praticado com naturalidade, introduza a dica verbal "SENTA".

-Deitar

Diga "senta" ao cão. Agache-se e ponha a mão perto do focinho dele, com a palma da mão para baixo e os dedos esticados (o polegar dobrado segura o petisco).

Quando o cão mostrar interesse, desça a mão lentamente entre as patas frontais até alcançar o piso, de modo que ele, ao acompanhar o movimento, dobre as pernas da frente.

Assim que os cotovelos encostarem no chão, clique e recompense.

Quando o exercício for praticado com naturalidade, introduza a dica verbal "DEITA".

-Ficar parado

Diga "senta" ao cão. Levante uma das mãos até a altura do ombro, palma voltada para frente, dedos estendidos (o petisco pode ficar no bolso, na outra mão ou sob o polegar dobrado da mão levantada).

Se o cão permanecer sentado por três segundos, clique e recompense.

Obtido sucesso por três vezes seguidas, espere seis segundos antes de clicar. Se ele se levantar antes, não dê a recompensa - reinicie pela etapa anterior.

A cada três acertos seguidos, deixe o cão sentado por mais três segundos. Quando ele ficar sentado por 12 segundos, três vezes ininterruptas, comece uma nova etapa.

Feito sinal para ele ficar parado, dê um passo para trás. Se ele prosseguir sentado, volte para perto dele, clique e recompense. Aumente gradualmente a distância.

Quando o cão esperar sentado não importa o quanto você se afaste, introduza a dica verbal "FICA".

-Atender ao chamado do dono

Depois de dizer "senta"e "fica"ao cão, afaste-se dois passos dele, erga os braços com os dedos indicadores das duas mãos esticados e, em seguida, abaixe-se apontando para o chão e solte o petisco, logo à sua frente.

Se o cão começar a vir, tire o petisco do chão, clique e recompense.

A cada três acertos ininterruptos, aumente a distância.

Depois que o gesto tiver sido bem assimilado, deixe de jogar os petiscos (guarde-os no bolso, para recompensar).

Quando o cão praticar exercício com naturalidade, introduza a dica verbal "VEM".


Viu como não é tão difícil assim? Agora é só começar e se divertir com o seu amigão peludo!


Beijos caninos “procês”!


Retirado da CÃES E CIA de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário