quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

COMO SE APROXIMAR DOS CACHORROS DE RUA COM SEGURANÇA

Na matéria anterior, falamos sobre como reconhecer as reações que os cães de rua têm, quando nos aproximamos deles.


Agora vamos falar sobre, como podemos começar um relacionamento tranqüilo e de confiança com os bichinhos que vivem vagando pelas ruas e, como podemos alimentá-los com segurança.

O primeiro ponto a ser esclarecido é: os bichinhos, provavelmente podem se assustar com você e, se acidentalmente você ameaçá-los, eles podem se tornar violentos.

Ao tentar se aproximar do animal é preciso ter cautela. Esteja sempre atento, para que você possa se esquivar, caso o animal tente atacá-lo. Especialmente no início, não deixe crianças perto de vocês. É preciso conhecer primeiro o temperamento do cachorro, ok? Então vamos lá:



TENTE CHAMAR A ATENÇÃO DELE:

Comece fazendo um barulhinho com a língua, como um estalo, suavemente. Aquela forma tradicional de chamar um cachorro, ainda é a melhor a ser usada.

Não esqueça que um bom petisco ou ração é a melhor forma de ganhar sua confiança. Por isso, é fundamental que você os tenha em mãos. Inicie jogando um petisco para ele, mas não diretamente nele, jogue para o lado próximo a ele. Sem movimentos bruscos, para que ele não pense que você o está ameaçando.

SE APROXIME LENTAMENTE:


Nas primeiras vezes, se aproxime no máximo até uns 4M de distancia, depois pode ir diminuindo esse espaço. Tente parecer o menor possível, quanto menor, menos intimidador você vai parecer. Fique numa posição, em que se o animal atacar, você saia com rapidez. Nunca fique de joelhos, para ficar na altura do cão, assim, você terá dificuldades para se afastar, se for preciso.

Se ele rosnar para você, tenha calma. Ele provavelmente também está com medo de você e quer testá-lo. Se você demonstrar medo, ele pensará que está no controle e vai querer lhe intimidar. Procure ficar relaxado e tente ser o mais natural possível.



DEIXE QUE ELE FAÇA A APROXIMAÇÃO FINAL:

Converse suavemente com ele e o chame para que venha até você. Estique sua mão e faça movimentos lentos batendo no chão para que ele entenda que você o está chamando para aquele lugar.

Evite o olhar prolongado e nem olhe fixamente para ele, cães consideram que é um sinal de dominação e, mais uma vez interpretá-lo como ameaça.

Nunca tente enrurralar um animal. Isso fará com que ele se sinta preso e o animal achará que ele não tem outra opção, a não ser atacar.



DEPOIS DO CÃO SE APROXIMAR:

Estenda a mão, para que a parte de trás da sua mão esteja de frente para o animal. Isso é menos ameaçador para a maioria dos animais e diminui a chance de seus dedos serem mordidos.

Mesmo após o animal ter determinado que você não representa perigo, isso não significa que algum movimento repentino não vai assustar o animal. Sempre se mova lentamente.

OBSERVE A LINGUAGEM CORPORAL DO ANIMAL:


Preste bem atenção aos movimentos do cachorro. Pode ser que ele deixe você passar a mão nele, mas vá com calma. Se ele se afastar, deixe-o ir, é normal. Ele deixar você fazer um carinho pode demorar mais um pouco. Seja paciente e cauteloso, sempre.



SE O CACHORRO VIER COMER NA SUA MÃO:

É muito importante que você fique imóvel no início. Deixe o cachorro farejar sua mão até sentir confiança. Não a mova abruptamente. Depois dele ter terminado de comer o que havia na sua mão, você pode, lentamente, mover sua mão para um dos ombros  dele e acariciá-lo. Não vá direto à cabeça dele, pois isso pode assustá-lo. Tudo sem pressa, certo?

SE ELE ROSNAR MESMO DEPOIS DE UMA APROXIMAÇÃO AMIGÁVEL:


Mantenha a calma e se afaste lentamente. Não corra de jeito nenhum! Dê um tempo e tente mais tarde. Mas não desista, você já estará quase lá. Os animais se assustam facilmente e até que ganhe sua confiança, tudo pode ser interpretado de forma errada. Por isso, paciência!

AGUARDE ATÉ QUE O ANIMAL ESTEJA CONFORTÁVEL NA SUA PRESENÇA, PARA VERIFICAR SE ELE TEM ALGUM FERIMENTO OU ALGUMA IDENTIFICAÇÃO:


Se ele estiver bem, será um bom momento para um conhecimento mais aprofundado. Converse com ele, faça carinhos. Tente brincar até. A partir desse momento, vocês estarão iniciando uma linda amizade. Se você puder levá-lo para casa, será PERFEITO, mas se não puder, ainda assim você pode ajudá-lo, indo sempre vê-lo e levar comida e água todos os dias.



Pode ter certeza que ele vai esperá-lo todos os dias, naquele mesmo local e naquele mesmo horário. Você se apaixonará por esse peludo tão companheiro e esperto que você terá.
  As pessoas muitas vezes são aconselhadas a não se aproximar de um animal estranho, pois pode haver o risco de ele estar contaminado pela raiva. No entanto, você precisa fazer as coisas lentamente e no tempo que estiver tentando ganhar a confiança do animal conseguirá observar se ele está com algum tipo de comportamento estranho. É verdade que existe o risco de doenças, pois os animais acabam vivendo em lugares sujos e comendo no lixo, mas se você fizer as coisas da maneira certa, não correrá riscos.

E lembre-se, a melhor maneira de diminuir o sofrimento desses bichinhos é a CASTRAÇÃO, se você puder castrá-lo, será muito mais fácil cuidar dele, mesmo estando nas ruas.

Agora, só falta colocar tudo em prática! 

Beijinhos amorosos e corajosos "procês"!




Nenhum comentário:

Postar um comentário