terça-feira, 17 de dezembro de 2013

UM COELHINHO DE ESTIMAÇÃO



Quando a gente olha uma fofurinha dessas, bate uma vontade enorme de levar pra casa, não é mesmo? Eles são muito fofos!

Mas, antes de comprar um bichinho lindo desses, é necessário saber algumas informações sobre esses peludinhos.
Os coelhos não são roedores, pertencem a uma ordem de animais chamada de lagomorfos. A diferença é que eles têm dois pares de dentes de crescimento contínuo, e não apenas um como os roedores.



De qualquer forma, eles têm a necessidade de roer para desgastar os dentes. Brinquedos de madeira não tratada ou de sisal são uma boa opção para prover este desgaste. Mesmo com um ambiente adequado e com muitos objetos para serem roídos, os fios elétricos, rodapés de tapetes, pés de cadeiras e outros sempre podem ser alvos a serem roídos.

Os coelhos também têm o hábito de cavar, e se deve prover um material adequado para incentivar este hábito, antes que ele resolva eleger o tapete da sala para esta finalidade rsrsrs.


Outro hábito destes pequenos, é o de correr pela casa, são rápidos e capazes de saltar pequenos obstáculos. Eles são mais arredios do que cães e gatos e demoram mais para adquirir confiança. Mas, depois que adquirem, permitem brincadeiras e carícias.


O campo visual de um coelho é de praticamente 360º! Sim, isso mesmo! Ele percebe nossa aproximação mesmo quando está de costas para nós, o que torna muito difícil surpreendê-lo.

Eles têm o hábito de mover rapidamente o nariz quando estão interessados em algo. Além do olfato, este comportamento associado ao posicionamento das orelhas é uma forma de comunicação. Quando estão calmos e relaxados as orelhas tendem a se posicionar para trás. As orelhas para frente indicam um estado de alerta, o animal pode estar assustado ou apenas atento.
 


Semelhante aos felinos, eles asseiam seus pelos com a língua, e como eles engolem muitos pelos podem formar bolas de pelo no estômago. Por este motivo é importante escovar os coelhos com certa regularidade para remover o excesso de pelos.



Para ter um coelho você precisa preparar um cômodo da sua casa que seja seguro para deixá-lo correr por algumas horas. Coelhos são muito curiosos, se deixá-los soltos, vão vasculhar cada centímetro do ambiente em que estão, é imprescindível cobrir todos os fios e lugares perigosos para o seu coelho. Eles ficam mais calmos quando brincam o dia todo, caso contrário podem ficar entediados confinados em sua gaiola ou cercado. Para animar os pequenos pode oferecer rolos de papel higiênico vazios, caixas de papelão (sem arames ou grampos), madeiras próprias para coelhos roerem, bolinhas, ou qualquer outro artifício para manter seu coelho ocupado enquanto estiver em sua casinha. Dessa forma o seu coelho viverá muito mais feliz.


Por ter um preço bastante acessível, as pessoas acabam não resistindo em levar um para casa. Ele precisa de pouca manutenção e as acomodações não precisam ser grandes, o que torna ideal para quem mora em apartamentos, até porque não é um animal barulhento.

O coelho precisa de atenção diariamente, são animais muito carinhosos e formam um laço forte com seu dono. Não é recomendado dar um coelho para crianças muito pequenas, esses animais se assustam facilmente e apreciam a paz e o silêncio, devem ser manipulados e tratados com carinho e cuidado
.



 Comportamentos sexuais:



Aparecem, principalmente, quando o coelho inicia sua maturidade sexual – por volta de oito meses de idade. Neste aspecto, os coelhos também se assemelham aos felinos. Os machos começam marcar com urina, e às vezes com as fezes, o local em que habitam. É como se o coelho desaprendesse o local correto em que esperamos que ele fizesse suas necessidades. Esse hábito não agrada muito aos proprietários e a castração antes da maturidade sexual pode ajudar muito a diminuir ou impedir que este hábito apareça.

Nas fêmeas a marcação com urina é mais rara. Elas costumam esfregar seus queixos nas pessoas e em móveis para deixar seu “cheiro”.

Não esqueçam que todos os bichinhos de estimação precisam de cuidados, de uma alimentação apropriada e um tempo diário conosco. É uma vida! E você será responsável por ela a partir do momento em que levar esse pequenino pra casa.

Você pode criá-los ou apenas ter um, como animal de estimação. É o animal ideal para quem ainda não tem um bichinho por receio de ter muito trabalho. Os coelhos são animais que não têm cheiro e nem precisam tomar banho e isso faz aumentar ainda mais o número de pessoas que procura um animalzinho assim dentro de casa.



Então, pesquise antes sobre a alimentação, comportamento, higiene, saúde, acessórios e qualquer aspecto do coelhinho, inclusive o que se adapta melhor ao seu dia-a-dia, pois existem mais de 45 espécie de coelhos.

Se você se informou e decidiu que quer mesmo ter um coelhinho de estimação em casa, parabéns! Agora é aproveitar e curtir muito o seu animalzinho!!!

 Beijinhos "coelhados""procês"!
 

Fontes pesquisadas:
minicoelhosbaby.com.br
coelhos.blogs.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário