quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O QUE NUNCA DEVEMOS OFERECER AO NOSSO BICHINHO

Conversando ontem com minha amiga Ana Paula, entramos como sempre, no assunto de cachorros rsrsrsrs.
Nossa conversa girou em torno de alimentos... o que pode e o que não pode?

Eu sei que muitos já se fizeram essa pergunta. Parece ser fácil de responder a princípio, mas na verdade não é tão fácil assim, sabiam?

Os cães se alimentam de forma diferente e seu organismo funciona diferente dos seres humanos. Não é porque podemos comer algo que não nos faz mal que um cão também pode.

Então é bom a gente aprender o que pode fazer mal, antes de oferecer para o seu bichinho.

 As comidas a seguir mostraram-se ser TÓXICAS para os cães. A quantidade suficiente pra fazer mal ao cão vai depender normalmente do tamanho do cão e de quanto ele ingeriu. Como fica difícil prever se seu cão é resistente ou não, a dica é: não dê esses alimentos ao seu cachorro.
 
Compreendo também, que não queremos que falte nada ao nosso animalzinho e muitas vezes queremos levar algumas guloseimas para casa para fazer um carinho, já que eles nos recebem com tanta alegria. Porém, embora uma pequena guloseima não faça mal aos cães de vez em quando, este animal deve seguir uma alimentação saudável e adequada.

A partir daí, resolvi fazer uma seleção dos alimentos que os nossos bichinhos devem passar beeeeemmmmm longe!


CHOCOLATE: 

O grande vilão! Isso porque adoramos, mas para o nosso animal é um veneno.
Os cães – nem animal nenhum – devem comer chocolate! Embora seja uma doce tentação para os humanos, para os cães, o chocolate torna-se venenoso, provocando sintomas tão preocupantes como: elevada temperatura corporal, sede anormal, agitação elevada, batimento cardíaco irregular ou mais acelerado, vômitos, tremores e convulsões.  
O cacau ataca o fígado, chegando a atuar como um tóxico quando é forte. Depois de consumido não há antídoto, às vezes podemos reforçar o fígado, mas às vezes é tarde demais. Se ingerir chocolate acidentalmente, devemos levá-lo ao veterinário antes de esperar algum sintoma.
Por isso, muito cuidado ao deixar bombons em cima de uma mesa, pode acontecer que nosso cachorro, ainda sem ser ensinado, coma alguns. Quanto mais puro o chocolate, mais perigoso para sua saúde pode ser. Certo? Então, todo cuidado é pouco!!!
CEBOLA:

Não devemos dar cebola ao nosso cachorro, nem contida em refogados, nem fritada, de maneira nenhuma. Eles ficariam doentes de forma crônica e seria muito difícil descobrir a causa. Provoca hemólises de glóbulos vermelhos, ou seja, faz com que se rompam os glóbulos vermelhos, o qual causa anemia e debilidade em nosso animal. Quando fica doente de forma aguda se percebem petéquias (pontos pequenos hemorrágicos) nas gengivas.
Temos que tomar cuidado e não deixar a cebola ao alcance dos cachorros, que podem brincar com ela ou comê-la. 
 

BEBIDAS ALCOÓLICAS:
Muitas vezes são adocicadas e podem atrair cães e gatos, mas podem induzir uma intoxicação séria e às vezes fatal. Sinais e efeitos colaterais: descoordenação, excitação, depressão, urinar excessivamente, respiração lenta, ataque cardíaco e morte.
 


ABACATE:
Folhas, semente e a fruta do abacate contêm uma substância tóxica chamada persina. Pode causar desarranjo gastro-intestinal.
 


CAFÉ:
Café (todas as formas) contém componentes perigosos que podem causar danos ao sistema nervoso e sistema urinário, além de ser estimulante cardíaco.
 

CASCAS DE BATATAS:
Batatas e tomates contêm uma substância chamada solanina e o outro alcalóide. Se ingeridos em grande quantidade, podem gerar salivação excessiva, desarranjo do trato gastrointestinal, perda de apetite, depressão do sistema nervoso central e outros sintomas. Evite.
COMIDAS MOFADAS:

Muitos tipos de mofo contêm uma toxina chamada aflatoxina. Pode causar vômito/diarréia, tremores musculares, descoordenação, febre, salivação excessiva e danos ao fígado.
COMIDAS GORDUROSAS:

O problema principal destes alimentos é um desarranjo gastrointestinal e, em alguns casos pode culminar em uma pancreatite. Pode ser fatal em alguns animais e é quase sempre causado por comidas muito gordurosas como bacon.
 

 NOZ MACADÂMIA:
A macadâmia contém uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso de cachorros. Já foram registrados casos de paralisia.
 

UVAS E UVAS PASSAS:
Existem casos registrados de apenas 6 (seis) uvas ou passas causando insuficiência renal aguda. A toxina não foi identificada ainda.


PÊSSEGO E AMEIXA:
Estas frutas não são alimentos indicados para cães, devido principalmente ao seu caroço, pois se for engolido, não só pode obstruir os seus intestinos, como causar intoxicação/envenenamento por cianeto. 


Amigos, é claro que não são só estes alimentos que podem fazer mal ao nosso bichinho. É preciso ter bom senso e cautela sempre que formos dar alguma alimentação ou petiscos, diferentes daqueles que estamos acostumados a oferecer a eles.


Fazendo tudo direitinhos, nossas “pessoinhas peludas” estarão sempre saudáveis!

Beijinhos saudáveis “procês”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário