segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

GUARDA RESPONSÁVEL



Temos ouvido falar muito sobre a questão da GUARDA RESPONSÁVEL de animais de estimação, não é mesmo? Então elaborei algumas questões importantes sobre o tema.
A GUARDA RESPONSÁVEL é na realidade um conjunto de normas que ajudará seu animal a viver bem e feliz. Porque, a partir do momento em que você se torna um proprietário, caberá a você proteger e cuidar do seu animalzinho.

1ª REGRA:


Lembrar-se que seu animal de estimação será seu companheiro por 12, 15  ou até 20 anos e que você deve dar a ele tudo que gostaria que dessem a você, ou seja, muito carinho, atenção, cuidado e respeito.

Jamais abandoná-lo, nem que ele fique doente, velho, que você mude para um lugar menor, ou que ele roa seus sapatos.

Lembre-se: o animal só quer sua atenção e para isso não mede esforços.

 2ª REGRA:

A alimentação é importantíssima! Jamais esqueça de alimentar seu animal!

Você deve dar sempre água fresca à vontade para seu Amigão. Essa água deve ser trocada no mínimo 02 vezes por dia, para evitar depósito de larvas de insetos.

A ração é o melhor tipo de comida a ser dado, pois já vem com os nutrientes equilibrados para que seu animal fique forte e saudável.

Mas cuidado! Existem boas e más rações! 

Prefira sempre as rações “premium” ou “super premium”, o seu bolso terá grande influência nessa questão. Também não precisa ser a mais cara, a ração tem que ser de qualidade. Nunca use rações de combate, porque embora mais baratas, elas não nutrem bem o animal e a maior parte dela acaba se transformando em fezes.

Por isso é importante observar se a ração está de fato alimentando o animal, se ela contém realmente os nutrientes necessário para sua saúde, certo?

 3ª REGRA:

A higiene do animal e do local em que ele vive é fundamental para saúde dele e sua! Limpe o local todo dia. Recolha as fezes do animal pelo menos uma vez ao dia (isso vale também para você que passeia na rua com seu Amigo).

Esta simples atitude evita o acúmulo de moscas e outros animais que trazem várias doenças para o seu animal e para você, além de eliminar os fortes odores das bactérias fecais.
E não se esqueça dos banhos e tosas deles, hein?! 

 4ª REGRA:

Cães e gatos são muito sensíveis a doenças, mas para evitar isso existem formas de prevenção, (além da alimentação adequada e da higiene) - são as VACINAS.

Os cães devem ser vacinados contra cinomose, parvovirose, leptospirose entre outras, com a vacina V8 ou V10 quando fizerem 2 meses e, novamente, aos 3 e 4 meses, sendo depois disso revacinados todos os anos.

Já os gatos devem receber a vacina contra 3 tipos de doenças, é a chamada V3 e deve ser aplicada aos 2, 3 e 4 meses de idade, ou seja, 3 vezes e depois reforçada todos os anos. O mesmo vale para a vacina contra a raiva, que deve ser dada entre os 5 e 6 meses de idade e depois ser novamente aplicada todos os anos, tanto em cães como em gatos.

 Essas vacinas são fundamentais para a sobrevivência do seu animal e enquanto seus filhotes não estiverem totalmente vacinados, evite levá-los para passeios, pois ainda existe o risco deles pegarem essas doenças.

Mas além dessas doenças que podem ser evitadas com as vacinas, existem doenças e acidentes que podem prejudicar e até matar seus amiguinhos.




5ª REGRA:

Como saber se seu animal está doente?

O animal se comunica e cabe a nós estarmos atentos para entender os sinais que eles nos dão. Diarréia, vômito, falta de apetite (falta vontade de comer mesmo...), falta de fezes ou urina são sinais que podem ocorrer isoladamente e nos mostram que há algo errado com nosso Amigo.

Tome cuidado também com as pulgas e carrapatos, eles passam doenças que podem matar seu Amigão.

 Você como proprietário responsável, levará esse animal ao Veterinário. Só ele poderá verificar se seu Amigo está com problemas ou não. 

Atualmente várias universidades e ONGs possuem veterinários que cuidam dos animais a preço de custo. Além disso, há bons veterinários que podem ajudar você com seu animal. Assim, se você perceber que seu animal está diferente. Leve-o ao veterinário! 

 6ª REGRA:


Todo o proprietário responsável deve CASTRAR seu animal, seja ele macho ou fêmea, de raça ou não.
Cada casal de animais gera em  6 anos 67.000 descendentes.

Não contribua com o abandono, castre seus animais.
O animal castrado vive mais tempo, pois corre menor risco de desenvolver infecções e câncer no aparelho genital.

Eles ficam mais mansos e os machos param de querer fugir sempre que tem uma fêmea no CIO.

A cirurgia é muito simples e atualmente possui riscos mínimos.
O animal não engorda, não modifica seu temperamento, apenas perde aquela ansiedade na época de cio.

O quanto antes você castrar seu animal, melhor pra ele e pra você.
A cirurgia fica mais barata e o animal se recupera muito mais rápido. O pós-operatório de uma castração é simples e em 2 a 3 dias seu animal já está ótimo.

Só é preciso cuidar para que ele não mexa nos pontos.
 
COM ESTAS SIMPLES ATITUDES, VOCÊ PODE SALVAR MUITAS VIDAS E VIVER ANOS FELIZES COM SEU AMIGÃO PELUDO!










Nenhum comentário:

Postar um comentário