terça-feira, 7 de julho de 2015

Quando aparar as unhas do seu bichinho #UnhasAparadasUnhasSaudáveis

De quanto em quanto tempo, você corta as suas unhas? Vocês sabiam que, assim como nós precisamos aparar nossas unhas, o nosso bichinho de estimação também precisa?

Vocês sabem o tempo certo para cortar as unhas do seu peludo?

São vários sinais que mostram que essa hora já chegou: 

Em primeiro lugar, você sentirá logo a dor dos arranhões que o seu bichinho lhe dará, sem querer, é claro! Na hora da brincadeira e do carinho, você perceberá o desconforto na sua pele!

Também perceberá pelo barulhinho que as unhas grandes fazem, pois quando eles andam, se ouve mais ou menos um "clik-clak"! 

As unhas do seu bichinho tem uns vasinhos sanguíneos, que podem sangrar se você cortar as unhas muito curtas. É preciso ter cuidado e não sair cortando de uma vez. Você deve ir cortando aos poucos e com um alicate apropriado para o corte de unhas caninas. 

Se você não tiver habilidade para isso, é melhor que leve ao veterinário, porque lá, certamente seu bichinho receberá um tratamento adequado e sairá de lá com as unhas belíssimas! 

As unhas dos animais são mais duras que as nossas, por isso nem sempre é fácil apará-las.
As escuras em especial, exigem ainda mais cuidados ao cortá-las, porque não vemos a parte por onde corre o sangue e aí é que mora o perigo, porque um corte fora do ponto, pode machucar seriamente o seu peludo. Já as unhas mais claras, nos permitem enxergar os vasinhos sanguíneos e com isso, é possível apará-las no ponto certo!! 
Por isso, sempre digo que a melhor forma de cuidar do seu bichinho, é começando tudo desde pequeno. Se você criar o hábito de cortar sempre as unhas do seu peludo, isso fará com que a cutícula que envolve a unha, não cresça muito e com isso os vasos sanguíneos, também não se estenderão muito embaixo das unhas. Sem falar no estresse, pois se o seu animal, já tiver o costume desde cedo, não dará tanto trabalho, ou nem trabalho nenhum. Tudo é uma questão de hábito e costume!


Enfim, o tempo entre um corte e outro pode variar de cachorro para cachorro. Tem que se levar em conta fatores como: idade, raça, atividade física e o tipo de ambiente onde ele vive, em especial o piso do local.

Todos esse fatores influenciam na forma como as unhas dos nossos bichinhos devem ser aparadas e quanto tempo levará entre uma e outra  pedicure!

É só ficar de olho nesses sinais, que não tem erro. De qualquer forma, o veterinário sempre saberá o momento certo do corte, recorra a ele em caso de dúvida, certo?

Unhas feitas, animais felizes!!!

Beijinhos "bem feitos" "procês"!





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário