sexta-feira, 29 de novembro de 2013

BICHEIRA OU MIIASE



Os animais têm sido cada vez mais atacados por bicheiras. Os animais de rua então, nem se fale! O nome científico é MIIASE. Ela é transmitida pela mosca-varejeira, que deposita várias larvas em um ferimento exposto do animal.

Vocês lembram do Beethoven? Ele também teve uma bicheira no pescoço e estava bem grande a ferida. Foi necessário tratar durante duas semanas. Mas ele ficou bom.
Agora quem está com uma é a Julieta. Começamos a tratar e espero que se recupere logo, pois a bichinha está muito abatida. Essas feridas doem muito e deixam o animal irritado, coçando e lambendo o local.
  

 As larvas transmitidas pela mosca, podem causar lesões realmente graves.

 Elas vão se alimentando da carne, provocando enormes buracos e, em casos extremos, podem causar a amputação do membro lesionado do bichinho ou até mesmo levar a morte.


Quando perceber que o animal está com uma bicheira, é necessário tratar imediatamente. O ferimento tem geralmente 1.5 cm de abertura antes de aumentar (elas vão crescendo e comendo a carne do animal), dentro dessa abertura é onde ficam as larvas. Em uma lesão pode haver até mais de 100 larvas.

Para o tratamento, deve-se usar um MATA-BICHEIRA. Ele vai destruir as larvas que estão dentro. Depois de mortas, é preciso retirá-las do buraco. Não é um trabalho fácil, por isso quem puder levar ao veterinário, leve. Pois só uma pessoa especializada fará o procedimento sem que algo saia errado.




Depois de retiradas as larvas, a ferida deve ser limpa para então começar a fase dos remédios. O veterinário indicará o mais adequado para o animalzinho.

É um tratamento fácil, porém, delicado e contínuo. A bicheira tem ser tratada até ser eliminada completamente, para que a lesão fique completamente fechada.

Por isso é importante sempre observar se o animal não está com algum ferimento, por menor que seja, pois a mosca pousando no local poderá fazer um grande estrago na pele do bichinho.


 


Os nossos cães e gatos estão expostos a inúmeras doenças, por isso é importante cuidar da saúde deles como cuidamos da nossa própria.


Beijos caninos e gatosos “procês”!

6 comentários:

  1. Boa noite,eu tenho uma poodle que apareceu um caroço na garganta e logo levamos ao veterinário,ele fez alguns procedimentos e nos disses que poderia ser uma infecção nos dentes pois receitou antibióticos,só que no dia seguinte o caroço furou fazendo um buraco na garganta do animal abaixo do queixo.Mas não perdeu a fome..Qual seria o procedimento para curar esse buraco.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, vc tem levá-lo novamente ao veterinário, pois pelo que vc está contando, parece ser grave. E somente o profissional especializado, pode decidir com segurança, qual o melhor procedimento para o caso. Espero que seu cachorrinho fique bom logo. Abraços e grata pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Meu cão showshow está com uma ferida aberta enorme na virilha,levei no veterinário e não fecharam passaram antibióticos e pomada o que fazer?e o que poderia ser? Pois não sabem dizer.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma boxe ela apareceu com um machucado na perna levei ela no veterinário que expremeu e saiu um berne enorme ela disse que era somente um, passou uma pomada e antibióticos, como foi no feriado eu nan comprei os antibióticos somente a pomada. No dia seguinte estava tudo sequinho. Mas agora comecco a minar água sanguinolenta. Será que pode ser um novo berne? Ou pode ser do atrito com o solo pois ela e velhinha e fica muito deitada.

    ResponderExcluir
  5. Meu gato apareceu com um ferimento em cima do rabo e dias depois observei que estavam buraco não muito grande mas dava pra ver o suficiente que tinham larvas.depois passou uns dias eu dei um antibiótico e fechou lugar depois de uns tempo fui pegar ele e vir q ele estava sentindo dor e reparei de novo estava aberto lugar agora está um monte de buraquinho estou com medo do que pode ser ,eu estou com medo de ser doença de gato! Ou pode ser miíase ou bicheira? Me ajudemmm se alguem ja passou por isso com algum gato me responde oque fazer e como cuidar eu nao quero perde-lo ele é tudo pra mim🥺

    ResponderExcluir