terça-feira, 26 de novembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO (REPUBLIQUEI A MATÉRIA SOBRE A CASTRAÇÃO PARA PODER MAIS UMA VEZ CHAMAR A ATENÇÃO PARA QUESTÃO DA SUPER POPULAÇÃO E SOFRIMENTOS DOS ANIMAIS)



É lindo ver filhotinhos de cachorros e gatos, não é mesmo? Eu particularmente, ADORO!


Melhor ainda, é quando encontramos papais e mamães para esses bichinhos. Quando cada um ganha um LAR cheio de amor, é a felicidade total!


Mas infelizmente, não é isso que acontece!

Quantas vezes você já viu cadelas prenhas, vagando pelos becos da cidade? Quantas vezes já viu ninhadas jogadas em um canto de rua? Quantas vezes, já viu grupos enormes de cachorros fuçando em lixeiros?  Quantas vezes, já viu os próprios vizinhos reclamando de suas gatas ou cachorras porque deram crias e agora vão ter que jogar na rua?

Tudo isso poderia ser evitado com a castração!


Castrar não é só uma questão de reprodução, é uma questão de saúde. Castrando o seu animal, você estará aumentando os seus anos de vida.

A principal doença reprodutiva das cadelas é o tumor de mama. Ele é o segundo tumor mais freqüente em cadelas e o terceiro mais comum em gatas.

Quando a cadela é castrada antes do primeiro CIO a sua incidência cai para 0,5%. Quanto mais cedo, melhor. Quanto mais demorar para castrar, maior será o risco de desenvolver  tumores e outras doenças. Porque além de tumores de mama, a castração previne quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas.
 Ao serem esterilizados, os animais têm menos vontade de “namorar” por aí, portanto, menor será a chance de serem atropelados ou maltratados.


 Ficam mais calmos, deixam de brigar, deixam de fugir, melhoram os hábitos de demarcação de territórios e de agressividade. Mas, é importante dizer, que a agressividade do animal tem a ver com o seu próprio temperamento.



Vários fatores ocasionam o humor do cão. A castração por si só não o elimina. Por isso, quanto mais cedo castrar, maiores as chances dos animais viverem contentes, sem a frustração de não poderem realizar seu desejo sexual de imediato. Dessa forma não correrão o risco de serem infectados por doenças transmitidas pelo ato sexual e por mordidas.


Muitas pessoas pensam que a castração provoca OBESIDADE no animal. É mentira! 

Um animal só engorda quando é alimentado de forma inadequada e quando não faz absolutamente nada de exercícios, como qualquer ser humano.

Outras acham, que o animal que acasala é emocionalmente mais estável. Outro mito! 

Dependendo das disputas, o acasalamento pode até aumentar a instabilidade emocional e agressividade dele.

Mais um mito: acreditar, que as fêmeas serão bem mais calmas só depois que derem crias. E isso não é verdade!

 O equilíbrio emocional da cadela, se completa com a maturidade, nada tem a ver com as suas crias. A partir dos dois anos de vida os cães se mostram mais maduros, mesmo os cães não castrados. É o avanço da idade que equilibra o seu emocional!

Um detalhe muito importante, é deixar claro que, o que leva o cão à iniciativa de acasalar é exclusivamente o instinto de procriar e, não a necessidade física. O sofrimento pode atingir machos não castrados em mais alto nível. Por exemplo, se vive com fêmeas e não podem cruzar, ficam muito agitados, agressivos, não comem e perdem peso. É muito dolorido para eles.

É fundamental a castração nos dias de hoje.


Começando a castração em filhotes, faz com que após a adoção deles, não exista o risco de mais tarde eles se reproduzirem e agravarem o problema da superpopulação.


Infelizmente a maioria dos proprietários, não está consciente do problema e deixa seus animais se reproduzirem sem critério algum.


Quando se trata da fêmea o quadro é ainda pior, pois muitas vezes o que vemos, são os próprios “donos” matarem ou jogarem fora os filhotinhos. Alguns morrem e os que conseguem sobreviver acabam se tornando cachorros sem donos, vagando pelas ruas, passando fome e transmitindo doenças para outros animais.


E aí o círculo vicioso continua!


Cabe a nós, seres humanos, construir formas de evitar o sofrimento, proporcionando uma vida digna para esse seres tão sofridos e carentes do nosso amor.


Podemos fazer algo, só depende da gente!  



Obs: A castração de cães e gatos deve ser feita por um médico veterinário e, o animal deve estar sob o efeito de anestesia geral. A esterilização do macho é mais fácil e rápida. A da fêmea requer alguns dias de atenção após a cirurgia até a completa cicatrização.

Não é necessário aguardar o primeiro cio do seu bichinho para castrá-lo, ta?


Vamos entrar nessa luta! Beijinhos “procês”!

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário