quarta-feira, 18 de março de 2015

POSSE RESPONSÁVEL #AdotarÉUmAtoDeAmor

OS 10 MANDAMENTOS DA POSSE RESPONSÁVEL DE CÃES E GATOS, criados pela ONG Arca Brasil:


Primeiro: Antes de adquirir um ANIMAL, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família, se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

Segundo: Adote ANIMAIS de abrigos públicos e privados (de preferência vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso. Mas se você tiver muita vontade de ter, ou se for um sonho de criança, ter um ANIMAL de uma determinada espécie, não há problema nenhum, desde que você cuide dele com AMOR e CARINHO até o último dia de vida, tendo sempre em mente, que a ADOÇÃO de um ANIMAL abandonado, é um ATO DE AMOR de sua parte e que, esse BICHINHO adotado, lhe dará AMOR, tanto quanto um de raça, talvez até mais, por ter sido salvo do abandono. E muito cuidado com os criadouros de fundo de quintal, pois eles são responsáveis por muito sofrimento e tortura desses ANIMAIS. É preciso exterminar esses locais e acabar definitivamente com essa praga.  

TERCEIRO: Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.

QUARTO: Mantenha o seu ANIMAL sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, os passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.


QUINTO: Cuide da saúde física do ANIMAL. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.
SEXTO: Zele pela saúde psicológica do ANIMAL. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.


SÉTIMO: Eduque o ANIMAL, se necessário, por meio de ADESTRAMENTO, mas respeite suas características.

OITAVO: Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.



NONO: Identifique o ANIMAL com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a LEGISLAÇÃO do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip),se puder, é claro! Em algumas cidades, já existe esse tipo de serviço. 


DÉCIMO: Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e as fêmeas. A CASTRAÇÃO é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

São medidas simples, mas fundamentais para o bem-estar do seu ANIMAL e do seu próprio, porque se você ama o seu BICHINHO, ficará feliz em vê-lo feliz também!!!

Beijinhos "procês"!



Nenhum comentário:

Postar um comentário