A veterinária Stella Sakata, especializada em fisioterapia, esclarece as principais dúvidas sobre a fisioterapia em animais:
Conheça o tratamento que pode mudar a vida do seu amigo de pelos!
Em quais casos a fisioterapia é recomendada?
Para tratar problemas ortopédicos, como artrite, artrose, displasia coxofemoral e do cotovelo, luxação de patela, ganho de musculatura, consolidação óssea, reabilitação pós-operatória de fraturas, reparo de tendões, ligamentos e amputações.
Neurológicos, como hérnia de disco, dor na coluna, paralisia, síndrome vestibular e da cauda equina e doenças virais.
Com quais animais, a fisioterapia obtém melhores resultados?
Com cães, gatos, cavalos...Eu atendo animais silvestres também, como coelhos e macacos. Só em aves que não dá para fazer!
Quais são os benefícios desse tratamento?
A fisioterapia consegue prevenir e curar lesões causadas por atividades realizadas diariamente pelo bicho. Ela age de forma não invasiva. Isso significa que é possível desinflamar, cicatrizar e tratar a dor, sem o uso de medicamentos, poupando os rins, o fígados e outros órgãos do animal.
Em consequência, ele mantém sua saúde e qualidade de vida por muito mais tempo.
Quanto tempo dura cada sessão?
As sessões duram de 30 a 40 minutos, dependendo do problema. E a recuperação leva entre 10 e 20 sessões. Quando o animal é velhinho, o tratamento é contínuo, semanal.
Existe alguma contra-indicação?
Em princípio não. Mas o veterinário vai avaliar para saber, qual conduta tomar e quais exercícios e aparelhos, recomendar.
Dá pra fazer em casa?
Sim, exercícios e alongamentos podem ser feitos facilmente. O básico é o de sentar e levantar. Mas se o animal estiver com dor, não vai conseguir. E se o dono não souber manipular, vai agravar o quadro, em vez de ajudar. Por isso, deve-se consultar um especialista. Ele ensinará como tratar fora do consultório.
Alívio imediato em casos agudos:
Se seu amigo de pelo acabou de operar, caiu da escada e machucou o joelho, aplique gelo no lugar da lesão durante 15 minutos, quatro vezes ao dia, por quatro dias. A forma mais barata de compressa, é colocar gelo picado dentro de um saquinho de supermercado. E não se esqueça de usar uma toalha para evitar queimaduras no animal.
Casos crônicos:
Para tratar dores na coluna, por exemplo, use bolsa de água quente durante 10 minutos, uma ou duas vezes por dia. Faça o procedimento até passar o incômodo (que costuma ocorrer com mais frequência nos dias frios). Basta aquecer uma garrafa pet com água morna . Mas antes, cheque se não está quente demais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário