sábado, 4 de julho de 2015

A importância da cadeirinha de rodas #AdotarÉUmAtoDeAmor

Ter um cão paraplégico em casa, a princípio pode parecer muito complicado, mas saiba que mesmo com todas as limitações que o seu bichinho possa ter, com a ajuda de alguns recursos, ele pode ter uma vida normal, saudável e feliz.

Não quero aqui dizer, que seja algo fácil! Claro que alguns hábitos irão mudar e que de acordo com a gravidade da lesão, a rotina da casa, poderá mudar completamente! Mas se você estiver disposto a lutar para que seu amiguinho peludo tenha qualidade de vida, com alguns cuidados e uma boa dose de criatividade, você conseguirá certamente, proporcionar uma bela vida ao seu companheiro inseparável!

Vários tipos de lesões podem levar seu cão a precisar de uma cadeirinha de rodas. As lesões neurológicas, musculares e articulares são as que mais se destacam.
A lesão na coluna é uma das mais temidas, porque se houver uma fratura séria e um trauma dos discos invertebrais, chegando a afetar a medula espinhal, pode interromper a transmissão dos sinais nervosos que deviam chegar até as patinhas traseiras. E é justamente essa falta de sinais, que leva o animal à paralisia, podendo ser temporária ou definitiva. Isso vai depender da gravidade da lesão!

Se o seu bichinho por algum infortúnio do destino, vier a ficar paraplégico, não se desespere. Assim como seres humanos tem a capacidade de se adaptar a um novo estilo de vida, o seu animal também tem!

Seja qual for o motivo que levou o seu amiguinho peludo a não conseguir movimentar as patinhas traseiras, saiba que sempre há tratamentos que melhorarão as suas limitações e proporcionarão uma vida feliz a ele.

A cadeirinha de rodas é fator importantíssimo na readaptação do animal aos seus antigos movimentos como: andar e correr.   Eles se acostumarão facilmente, pois a capacidade de superação dos animais, é surpreendente!
Mas alguns cuidados são fundamentais e não podem ser deixados de lado, de jeito nenhum!

É de grande importância deixar bem claro que, o animal não deve passar o dia inteiro na cadeirinha de rodas. Ele pode se ferir por ficar na mesma posição muito tempo e precisa descansar, sempre dividindo o tempo entre a cadeirinha e uma caminha bem fofinha que não machuque as patinhas. 

Ficar deitado no chão muito tempo, pode abrir feridas pela parte do seu corpinho que fica mais diretamente em contato com o chão. Por isso é necessário cuidados quanto ao xixi e ao cocô, não esquecendo de fazer sempre sua higiene e usando fraldas descartáveis para a melhor absorção dos líquidos. 

Como seu bichinho passará muito tempo parado, é bom dá a ele alguns brinquedos que possam lhe alegrar e fazê-lo se divertir por um bom tempo. Os animais adoram morder objetos emborrachados ou que tenham algum cheirinho de comida.

E se depois da lesão o seu amiguinho apresentar dificuldades para fazer o xixi e cocô, faça massagens na sua barriguinha, pois isso irá ajudá-lo muito! A massagem vai drenando o liquido retido e fazendo com que ele tenha mais facilidade na hora fazer suas necessidades fisiológicas. 

Crie formas de proteger seu bichinho, como criar roupas, para que não se machuque nas partes mais expostas ao chão. Invente brincadeiras divertidas, mesmo ele estando deitado e garanto que vocês dois se divertirão muito!

Enfim, saiba que com AMOR e CARINHO tudo se acertará novamente! Dê a ele o mais importante que é o AMOR e todas as outras coisas se arranjarão!!!

Dessa forma, o seu companheiro leal amoroso terá uma vida muito feliz!!!

Beijinhos felizes "procês"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário