segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A PARVOVIROSE CANINA (PVC)

Vamos falar um pouco sobre a PARVOVIROSE. Quais os sintomas, diagnóstico e tratamento?

A PARVOVIROSE CANINA (PVC) também é conhecida como ENTERITE CANINA PARVOVIRAL e é uma INFECÇÃO causada por um VÍRUS. É uma doença grave, altamente contagiosa entre cães e afeta principalmente o TRATO GASTROINTESTINAL  dos filhotes, dos cães adultos e outros cães selvagens. Também pode afetar o MÚSCULO CARDÍACO em filhotes muito jovens e cachorrinhos ainda no ventre da mãe. Esse VÍRUS foi identificado em 1978.

COMO É TRANSMITIDA:

A ENFERMIDADE se transmite por contato, quando os filhotes e cães adultos, ingerem o VÍRUS que se encontra nas fezes provenientes de cães infectados.

O VÍRUS é muito resistente às condições ambientais extremas e pode sobreviver por longos períodos de tempo. Pequenas quantidades de fezes que contenham o VÍRUS podem servir como reservatório da INFECÇÃO e o VÍRUS é facilmente transmitido de um lugar para o outro, transportado através do pêlo, nos membros do cão ou em caixas de transportes contaminadas, ou ainda, em sapatos e outros objetos de seu responsável. 

QUAIS OS GRUPOS DE CÃES TÊM MAIS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO:

Qualquer um que não tenha sido VACINADO contra a PARVOVIROSE! Nos filhotes, o risco de adquirir a ENFERMIDADE entre o desmame e o quarto mês de idade é extremamente alto. 

SINTOMAS DA PARVOVIROSE:

Os primeiros sinais da INFECÇÃO são: DEPRESSÃO, PERDA DE APETITE, FEBRE, DIARRÉIA SEVERA E SANGUINOLENTA. Os cães podem ficar desidratados rapidamente, devido ao VÔMITO E A DIARRÉIA e, a maioria das mortes, devido ao VÍRUS DO PARVOVIROSE ocorrem dentro das primeiras 48 a 72 horas posteriores ao início dos sinais clínicos. Se seu cachorro filhote ou cão adulto mostra algum destes sintomas, comunique-se imediatamente com o seu VETERINÁRIO.


DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO:


Seu VETERINÁRIO fará o DIAGNÓSTICO inicial da ENFERMIDADE, baseando-se nos sinais clínicos e análises de laboratório. Não existem medicamentos específicos que matem o VÍRUS em ANIMAIS infectados.


O tratamento da INFECÇÃO devido ao PARVOVÍRUS deve iniciar-se imediatamente, consistindo em esforços primários para combater a DESIDRATAÇÃO, repondo a perda de ELETRÓLITOS e LÍQUIDOS, controlando o VÔMITO e a DIARRÉIA e prevenindo as INFECÇÕES SECUNDÁRIAS.


Então amigos, vamos ficar de olho nos nossos BICHINHOS e, ao menor sinal dessa doença malvada, levemos imediatamente ao VETERINÁRIO, certo?



Beijinhos saudáveis "procês"!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário