quinta-feira, 4 de setembro de 2014

URGENTE, AMIGOS! VAMOS AJUDAR ESSA FAMÍLIA!

Amigos, a vida é dinâmica, não pára nunca. Acabei de começar a RIFA para ajudar nos custos médicos da Princesa e eis que surge uma situação de emergência, tão sofrida que não pude deixar passar, mesmo estando tão aperreada em questões de gastos com nossos amiguinhos, não posso simplesmente virar as costas pra isso.


Um casal de amigos, muito preocupados com a situação desses dois animais, uma filhote e uma mãezinha, duas jumentinhas (só depois eu soube, se tratar de duas fêmeas) que ficam o dia inteiro amarradas ao muro, debaixo de sol, seja qual for a hora do dia, conversaram comigo e pediram minha ajuda para abrandar o sofrimento dessa dupla tão lindinha.

Ontem passei por lá à noite (elas ficam no Vinhais, por trás do Cemitério Parque da Saudade) e vi as duas amarradas ao muro. Hoje pela manhã passei novamente e lá estavam elas. Já fui ficando mais nervosa. Ao meio- dia,  passei de novo e, acreditem, elas estavam no mesmo lugar, sob um sol escaldante de 40 graus.  


É muito difícil manter a calma, respirar fundo e tentar conversar tranquilamente numa situação como essa, mas foi exatamente isso que eu fiz. Nesses anos de luta ANIMAL, a gente vai aprendendo a controlar melhor nossos instintos, porque a única saída para “quase” tudo na vida é o diálogo. Por isso me enchi de serenidade pra conversar com o dono dos animais.

Bati na porta e depois de alguns minutos um senhor veio conversar comigo, pela janela da casa. Perguntei se ele era o dono dos animais amarrados ali ao lado e ele respondeu que sim.
DIÁLOGO:


EU – O senhor sabe que esses animais não podem ficar aqui o dia inteiro pegando esse sol escaldante, amigo? O senhor sabe que existe uma LEI (9605/98) que proíbe qualquer tipo de maus-tratos e sofrimento aos animais? O senhor faz idéia do que esses bichinhos estão sofrendo amarrados ali naquele muro o dia inteiro?

ELE – Não, mas eles não ficam aí o dia inteiro não, foi só agora.

EU – Senhor, eu passei várias vezes durante o dia aqui na sua porta e eles continuavam do mesmo jeito, aliás, alguns moradores próximos da sua casa, confirmaram que eles ficam todos os dias nesse mesmo local. Disseram também, que o senhor algumas vezes sai com a jumenta adulta para trabalhar e a filhote fica o dia inteiro ali, no sol. E quando o senhor chega, entra na sua casa e deixa o seu animal amarrado junto ao filhote no sol o resto do dia.

ELE – Mas eu não tenho onde colocar...

EU – O senhor não tem quintal na sua casa? Um lugar onde tenha pelo menos uma árvore pra eles se protegerem do calor e do sol? 

ELE – Não. Minha casa não tem quintal...

EU – Mas aqui eles não podem ficar...

Amigos, a questão é a seguinte, o seu Raimundo (é o nome dele), é carroceiro, a situação financeira dele é complicadíssima, ele vive somente para se sustentar e com muita dificuldade. E tem mais uma questão, uma limitação na realidade, o seu Raimundo não tem uma perna, como vocês podem observar.

Um momento de carinho entre mãe e filha... tão lindo, gente... 
Não quero de maneira nenhuma trazer mais um sofrimento ao seu Raimundo, ele realmente não tem onde colocar os animais. Ele trabalha com a carroça, mas não tem lugar para colocar os bichinhos.


Depois de muita conversa, ele me explicou a situação dele e eu tentei entender, apesar de continuar dizendo que os animais não poderiam de jeito nenhum ficar naquele local, no sol não, não tem jeito.

Pensei em uma solução, pelo menos provisória. Se conseguíssemos uma TENDA daquelas que se usam em eventos ao ar livre, e colocássemos na porta da casa dele, onde os ANIMAIS pudessem ficar abrigados, seria uma boa alternativa. O que vocês acham?

Aquelas TENDAS, se colocadas palhas em cima, elas esfriam embaixo dela. É como se fosse uma cabana. E daí, as duas amiguinhas ficariam mais confortáveis.

Perguntei a ele sobre comprar uma TENDA e, claro que ele gostou da idéia, mas, evidentemente ele não tem condições financeiras para isso, né?

Por isso AMIGOS, cá estou eu, mais uma vez, pedindo a ajuda de vocês. Vocês conhecem alguém que poderia doar uma TENDA dessas?

Pensei também, em nós mesmos nos juntarmos e comprarmos uma. Alguém topa?
Pesquisei algumas aqui em São Luis e encontrei de R$ 300,00 e R$ 400,00. Conforme o nível de qualidade o preço vai aumentando. Mas na internet, dá pra encontrar um pouco mais barato, eu acho, posso ver isso também.

Amigos, o que importa é poder ajudar o seu Raimundo a cuidar melhor dos seus animais, ou melhor, das suas companheiras. Se vocês puderem ajudar em mais essa empreitada, será genial e certamente essas duas anjinhas ficarão muito gratas. Já pensou poder ficar numa sombra bem gostosa? Quem não gosta? Todo mundo gosta!!!


Beijinhos esperançosos "procês"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário