sábado, 27 de dezembro de 2014

Abandono animal aumenta no fim de ano

Pretinho: foi resgatado, vivia em situação de
maus tratos e abandono após a morte de sua
dona.
     Todo fim de ano a história se repete, a proximidade das férias escolares e a possibilidade de viajar durante um bom periodo de tempo faz crescer significativamente o índice de animais abandonados. Isso ocorre justamente porque as pessoas veem o animal como um objeto que pode ser descartado ali na esquina sem nenhum problema. 

   Quem vive o dia a dia da proteção animal sabe bem o quanto é comum receber uma mensagem ou até mesmo uma ligação dizendo: olha só, viajo amanhã e não tenho como ficar com o cachorro, vou ficar muito tempo fora e não tenho com quem deixar. Ou seja, o abandono é sempre a solução mais prática pra essas pessoas.

      É notório que criou-se uma falsa ideia de que animal é uma coisa que pode ser descartada a todo instante e que se dá despesas então... Sem condições, pra que gastar com bicho né?  Ainda existem os que acham que as ONGs e pessoas dos movimentos em defesa dos animais é que tem a obrigação de ficar com todo e qualquer animal, não é à toa que as instituições de proteção, nem divulgam seu endereço, pois quando isso ocorre, o número de animais abandonados nas portas é assustador e acaba super lotando quem já não dispõe de tanta estrutura.

        É preciso que as pessoas se conscientizem que o animal é uma criação de Deus, que sente dor, fome, frio, carência e tem necessidades semelhantes as nossas, a diferença é que eles não se expressam falando, mas são capazes de gestos de amor que valem mais que 1 milhão de palavras.

       Tem várias formas de não abandonar seu bichinho por conta de viagens, hoje existem tantas facilidades: hotéis para animais, quem não tem como gastar deixa com um parente, um amigo que também goste de animais, ou deixa em casa mesmo e sob a responsabilidade de alguém  alimentar, trocar a água e dar banho dependendo do tempo da viagem. Eu por exemplo sempre opto por deixá-los em casa, eles tem área coberta e quentinha pra dormir, e a secretária fica todos os dias alimentando, cuidando, todos os dias ligo para saber notícias, quem ama seu bichinho faz assim, pensa no seu bem estar e jamais o abandona.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados". (Mahatma Gandhi)


Nenhum comentário:

Postar um comentário