sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

OS PET SHOPS DA CAPITAL, ESTÃO DENTRO DAS NORMAS ESTALECIDAS NA LEI? #AdotarUmAtoDeAmor

 De vez em quando surgem denúncias de maus-tratos e abusos em Pet Shops do país e  aqui em nossa cidade também. São Luis tem crescido bastante no quesito “CUIDADOS COM COM OS NOSSOS FILHOS DE PATAS”, ainda bem, né mesmo? Mas mesmo assim, somos surpreendidos com cenas e fatos terríveis que acontecem dentro de Clínicas Veterinárias e em Pet Shops da capital.

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que, para abrir uma Clínica Veterinária ou mesmo apenas um Pet Shop, é preciso seguir algumas exigências estabelecidas no CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA E AUTORIDADE MUNICIPAL, mediante Licença de Funcionamento e Alvará expedido pela Vigilância Sanitária de São Luis.
  


Não é apenas nas Clínicas de Atendimento Veterinário que a LEI exige a formalização da EMPRESA. Os Pet Shops também são obrigados a legalizarem o seu Alvará de Funcionamento, mantendo por exigência do Conselho Veterinário, da Prefeitura da cidade e da LEI 40.400 a permanência de um médico-veterinário que responda pela EMPRESA.

Mesmo os Pet Shops não realizando procedimentos cirúrgicos e atendimentos emergenciais, ainda assim, precisam ter a permanência de um profissional veterinário, provido de seu CRMV atualizado, por pelo menos duas horas no estabelecimento e, assinar pela EMPRESA. Caso contrário, poderá levar uma MULTA de até R$ 8.000,00.

E suas instalações devem obedecer as condições descritas abaixo:

- Loja com piso impermeável;
- Sala para tosa (trimming);
- Sala para banho com piso impermeável;
- Abrigo para resíduos sólidos;

Essas são as instalações mínimas, podendo e dependendo da situação financeira do dono da EMPRESA, melhorar ainda mais suas condições estruturais. Mas o básico, tem que ser feito ou estará sujeito a MULTA ou até o FECHAMENTO do local.

Por isso, é preciso que fiquemos sempre ALERTAS, em relação aos BANHOS E TOSAS e procurar conhecer melhor os PROFISSIONAIS que dão banhos em nossos BICHINHOS, porque lá, eles passam muitas horas sem a nossa presença. Isso sem falar sobre os casos de espancamentos que acontecem dentro desses Pets, mas isso, eu vou falar numa outra postagem.

Por enquanto ficamos por aqui e sempre de olho no BEM-ESTAR dos nossos AMIGOS DE PATAS!!!


Beijinhos peludos “procês”!


 Redação: Lêda Lima

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário